Pular para o conteúdo principal

Perguntas Frequentes

Tendo em vista as principais dúvidas de muitas pessoas sobre o paganismo germânico, nós do Germania Institut decidimos por criar uma compilação. Abaixo, você encontrará respostas para as perguntas mais comuns:

1. O que é Paganismo Germânico?

Paganismo Germânico, ou germanismo, é o grupo de crenças e práticas dos povos germânicos pré-cristãos que englobam território do que hoje é Alemanha, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria, sul da Dinamarca, norte da Polônia. 

2.Por que eu deveria seguir o Paganismo Germânico e não o Nórdico?

Na verdade, você não deve seguir nada. Você tem a escolha de seguir o que quiser. Nós do Germania-Institut escolhemos o Paganismo Germânico pelas seguintes razões: 

a. Entendemos que o Paganismo Nórdico é o fim do paganismo “heathen”, e, consequentemente, sofre inúmeras influências e distorções cristãs. 

b. Nenhum de nós possui ascendência nórdica, apenas germânica. Lembrando que isto não é um requisito para praticar o paganismo germânico.

3.Quais são as diferenças entre Paganismo Germânico e Nórdico?

Confira nosso post sobre os diferentes tipos de paganismo.

4. Quais são as fontes para o paganismo germânico?

a. Fontes primárias: Heliand, Leges Barbaorum, achados arqueológicos, Germania;

b. Fontes secundárias: As Eddas, Sagas, Gesta Danorum;

5. Quais são os deuses principais?

Confira nosso post sobre as divindades germânicas.

6. Não tem Loki? Como assim? 

Sim, não há nenhum indício – seja ele um arqueológico, menções por escrito, topônimos para a existência de Loki dentro do germanismo. A tendência hoje na academia é de que ele uma adição de Snorri para fazer um paralelo ao diabo cristão. 

7. Quais são as deusas principais?

Confira nosso post sobre as divindades germânicas.

8. Não tem Freyja? E as Valquírias? 

Aqui a situação é mais complicada. Freyja, assim como Loki não possui nenhum indício de sua existência no corpus germânico. Muitas de suas características são espelhadas em Frigga e outras deusas.

Já as valquírias não possuem um destaque tão grande como na mitologia nórdica; elas são uma categoria de Dísir, as Dísir da morte. 

9. Quais são os rituais principais no paganismo germânico?

Os principais rituais são o Blot e o Sumble

10. Como é feito um ritual no paganismo germânico? 

Confira nossos posts sobre os rituais: Blot, Sumble

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poema Rúnico Anglo-saxão - Uma Tradução Pagã

O Poema Rúnico Anglo-saxão - Uma Tradução Pagã Um dos costumes mais interessantes que mantemos diariamente na página do Germania Institut no Instagram é a famosa Runa do Dia . O objetivo desses stories é promover a interação com o nosso público, criar uma egrégora pagã e, principalmente, estabelecer uma prática diária inspirada no antigo costume germânico de realizar divinação. Nosso propósito central, no entanto, é oferecer uma análise detalhada de cada runa com base nos três principais poemas rúnicos: o Poema Rúnico Anglo-Saxão , o Poema Rúnico Norueguês e o Poema Rúnico Islandês . Embora esses textos apresentem influências cristãs perceptíveis, eles preservam muitos aspectos valiosos da cultura, religiosidade e mitologia germânicas, oferecendo uma riqueza incomensurável para compreender a religião pagã nos tempos modernos. Assim, interpretar uma runa com base nos poemas rúnicos e em fontes primárias é perfeitamente aceitável (e até benéfico) dentro de uma abordagem reconstrucionis...

Os diferentes paganismos germânicos: Continental, Anglo-Saxão e Nórdico

A maioria dos pagãos modernos que seguem o caminho Germânico, seguem o modelo Nórdico. Existem pessoas — incluindo-nos — que, todavia, seguem o modelo Continental, e outros ainda, que seguem o Anglo-Saxão. Quais são as diferenças entre os três panteões? O quanto as fontes arqueológicas e escritas diferem umas das outras? E por que alguns decidem seguir o caminho continental? O caminho Nórdico é fortemente baseado na cultura escandinava do início da idade média, comumente chamada de Era Viking. A razão pela qual a maioria dos pagãos modernos seguem esse caminho é óbvia: fontes históricas em abundância, sejam elas arqueológicas ou escritas. As eddas clássicas são deste período, assim como as histórias sobre as vidas dos deuses, a arte e claro, a figura popular do viking. Escandinávia da Era VIking Não é difícil de entender o porquê de tantas pessoas irem até a religião escandinava medieval, já que ela é muito mais acessível para estudar. Há ainda uma razão um pouco controversa de que al...

Como Fazer Um Blot Solitário

Tradução e adaptação do texto de Robert Saas pelo professor Leonardo Hermes: https://www.aldsidu.com/post/how-to-do-solitary-ritual   Uma das maiores dificuldades daqueles que buscam seguir as tradições dos germânicos antigos é como proceder com algum ritual para honrar os deuses ou antepassados. Com isto em mente estamos trazendo um guia de como fazer um Blot solitário.  Trouxemos o passo-a-passo para que você possa fazer um ritual historicamente fidedigno e com significado.  Muitos grupos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, utilizam sangue nos seus Blots, já que esta é a origem da palavra “blood”, sangue em inglês. Contudo, entendemos que isto pode ser chocante ou um tabu muito grande para a maioria das pessoas. Lembre-se que quando se utiliza sangue, normalmente o animal é abatido e depois assado. Qualquer um que goste de churrasco e tenha ressalvas em utilizar sangue em um Blot precisa rever a sua visão do que é um Blot.  Contudo, sangue não é a única...