Pular para o conteúdo principal

Perguntas Frequentes

Tendo em vista as principais dúvidas de muitas pessoas sobre o paganismo germânico, nós do Germania Institut decidimos por criar uma compilação. Abaixo, você encontrará respostas para as perguntas mais comuns:

1. O que é Paganismo Germânico?

Paganismo Germânico, ou germanismo, é o grupo de crenças e práticas dos povos germânicos pré-cristãos que englobam território do que hoje é Alemanha, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria, sul da Dinamarca, norte da Polônia. 

2.Por que eu deveria seguir o Paganismo Germânico e não o Nórdico?

Na verdade, você não deve seguir nada. Você tem a escolha de seguir o que quiser. Nós do Germania-Institut escolhemos o Paganismo Germânico pelas seguintes razões: 

a. Entendemos que o Paganismo Nórdico é o fim do paganismo “heathen”, e, consequentemente, sofre inúmeras influências e distorções cristãs. 

b. Nenhum de nós possui ascendência nórdica, apenas germânica. Lembrando que isto não é um requisito para praticar o paganismo germânico.

3.Quais são as diferenças entre Paganismo Germânico e Nórdico?

Confira nosso post sobre os diferentes tipos de paganismo.

4. Quais são as fontes para o paganismo germânico?

a. Fontes primárias: Heliand, Leges Barbaorum, achados arqueológicos, Germania;

b. Fontes secundárias: As Eddas, Sagas, Gesta Danorum;

5. Quais são os deuses principais?

Confira nosso post sobre as divindades germânicas.

6. Não tem Loki? Como assim? 

Sim, não há nenhum indício – seja ele um arqueológico, menções por escrito, topônimos para a existência de Loki dentro do germanismo. A tendência hoje na academia é de que ele uma adição de Snorri para fazer um paralelo ao diabo cristão. 

7. Quais são as deusas principais?

Confira nosso post sobre as divindades germânicas.

8. Não tem Freyja? E as Valquírias? 

Aqui a situação é mais complicada. Freyja, assim como Loki não possui nenhum indício de sua existência no corpus germânico. Muitas de suas características são espelhadas em Frigga e outras deusas.

Já as valquírias não possuem um destaque tão grande como na mitologia nórdica; elas são uma categoria de Dísir, as Dísir da morte. 

9. Quais são os rituais principais no paganismo germânico?

Os principais rituais são o Blot e o Sumble

10. Como é feito um ritual no paganismo germânico? 

Confira nossos posts sobre os rituais: Blot, Sumble

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poema Rúnico Anglo-saxão - Uma Tradução Pagã

O Poema Rúnico Anglo-saxão - Uma Tradução Pagã Um dos costumes mais interessantes que mantemos diariamente na página do Germania Institut no Instagram é a famosa Runa do Dia . O objetivo desses stories é promover a interação com o nosso público, criar uma egrégora pagã e, principalmente, estabelecer uma prática diária inspirada no antigo costume germânico de realizar divinação. Nosso propósito central, no entanto, é oferecer uma análise detalhada de cada runa com base nos três principais poemas rúnicos: o Poema Rúnico Anglo-Saxão , o Poema Rúnico Norueguês e o Poema Rúnico Islandês . Embora esses textos apresentem influências cristãs perceptíveis, eles preservam muitos aspectos valiosos da cultura, religiosidade e mitologia germânicas, oferecendo uma riqueza incomensurável para compreender a religião pagã nos tempos modernos. Assim, interpretar uma runa com base nos poemas rúnicos e em fontes primárias é perfeitamente aceitável (e até benéfico) dentro de uma abordagem reconstrucionis...

O Calendário de Feriados dos Germânicos Antigos

Texto traduzido e adaptado pelo professor Leonardo Hermes. Fonte: Robert Saas, https://www.aldsidu.com/post/the-historical-heathen-holidays-and-calendar  Esqueça a Roda do Ano ou Samhaim ou Yule no Solstício de Inverno. Muitas pessoas que buscam seguir o Germanismo acabam incorrendo no erro de seguir datas de feriados sem nenhum embasamento em nossas fontes, que são achados arqueológicos, as Sagas, as Eddas, textos em latim do fim da antiguidade e início da Idade Média como as Leges Barbarorum. Graças a pesquisadores como Dr. Andreas Nordberg e Andreas E. Zautner - que nos trazem novas perspectivas sobre esta questão – podemos ter um calendário mais autêntico.  Antes de mais nada, é preciso entender que a visão que temos sobre o tempo hoje é completamente diferente daquela dos germânicos antigos; para eles o ano começava com o inverno (que para nós hoje seria o meio do outono) e só tinha duas estações: inverno e verão; ambas estações começavam em uma lua cheia; o dia se inicia...

Como Fazer Um Blot Solitário

Tradução e adaptação do texto de Robert Saas pelo professor Leonardo Hermes: https://www.aldsidu.com/post/how-to-do-solitary-ritual   Uma das maiores dificuldades daqueles que buscam seguir as tradições dos germânicos antigos é como proceder com algum ritual para honrar os deuses ou antepassados. Com isto em mente estamos trazendo um guia de como fazer um Blot solitário.  Trouxemos o passo-a-passo para que você possa fazer um ritual historicamente fidedigno e com significado.  Muitos grupos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, utilizam sangue nos seus Blots, já que esta é a origem da palavra “blood”, sangue em inglês. Contudo, entendemos que isto pode ser chocante ou um tabu muito grande para a maioria das pessoas. Lembre-se que quando se utiliza sangue, normalmente o animal é abatido e depois assado. Qualquer um que goste de churrasco e tenha ressalvas em utilizar sangue em um Blot precisa rever a sua visão do que é um Blot.  Contudo, sangue não é a única...