Pular para o conteúdo principal

Þórr rema ao Mar com Hymir.


    Então Gangleri disse:"Útgarðr-Loki é muito poderoso mas ele fez uso de astúcia e

magia.Sua grandeza pode ser vista pelo fato que ele tem a sua sucessão de capangas de tal poder.

    Þórr nunca se vingou por isso?"

Hárr respondeu: "Isso não é desconhecido, embora nenhum homem sábio diz sobre

isso, como Þórr fez para compensar por essa viagem da qual foi contada.

    Ele não permaneceu muito tempo no lar, antes ele se preparou tão derepente para uma nova viagem tão apressada que não levou seu carro, bodes ou companheiros.

Ele foi para Miðgarðr na forma de um jovem rapaz, e chegou no entardecer no crepúsculo até um certo jötunn que era chamado Hymir.

    Þórr passou a noite ali como convidado.

Quando amanheceu Hymir se levantou e se vestiu e estava pronto para remar até o mar

para pescar.

    Então Þórr saltou e de repente ficou pronto,e perguntou a Hymir para deixa-lo

remar ao mar com ele.

    Então Hymir disse que ele seria de pouca ajuda, sendo tão pequeno e jovem, "E você congelará, se eu ficar muito tempo e tão longe como estou acostumado."

Então Þórr disse que seria capaz de remar longe da terra, porque não sabia se ele seria o

primeiro a perguntar para remar de volta e Þórr estava furioso com o jötunn e estava pronto para atirar o martelo, mas se segurou porque tinha a intenção de tentar sua força em outro lugar.

Ele perguntou a Hymir o que eles usariam como isca, mas Hymir o mandou procurar

uma isca para si.

Então Þórr se virou para onde ele tinha visto um rebanho de bois que pertenciam a Hymir.

    Pegou o maior boi, que se chamava Himinhrjótr, cortou fora sua cabeça e foi com isso para o mar.

    Enquanto Hymir já tinha empurrado o barco para a água.

    Þórr foi para o barco e se sentou na popa, pegou os dois remos e remou.

Para Hymir parecia que o seu remador produzira uma boa velocidade.

Hymir remava a proa e a navegação produzia rapidamente.

    Hymir disse que agora tinha chegado aos bancos onde era acostumado a se sentar e apanhar peixes, mas Þórr disse que queria navegar mais longe e ainda fizeram um breve esforço.

    Então Hymir disse que tinham vindo tão longe que estariam em perigo se ficassem ali por causa da Serpente Miðgarðr, mas Þórr respondeu que queria ir avante ainda um pouco mais, enquanto Hymir estava com muito medo.

Então Þórr tinha tirado os remos do barco, preparou uma linha muito resistente e que não

era menos grande e forte que o anzol.

Então Þórr colocou a cabeça de boi no anzol e atirou para fora do barco, e o anzol foi até as profundezas, e para dizer a verdade, Þórr enganou a Serpente Miðgarðr do mesmo modo que Útgarðr-Loki tinha enganado Þórr, quando ele tentava levantar a Serpente para cima com seus braços.

A Serpente Miðgarðr tragou a cabeça de boi, e o anzol foi inserido entre a mandíbula da

serpente.

    Quando a Serpente percebeu isso, saiu apressada com tanta força que os punhos de

Þórr bateram contra a extremidade do barco.

    Þórr ficou furioso, e aumentou seu ásmegin

(poder divino),firmou seus pés tão forte que mergulharam através do barco com os dois pés que bateram contra o fundo do mar e então puxou a Serpente para cima do barco.

    E pode ser dito que ninguém tinha visto tão terrível visão com os olhos, quando Þórr fitava a Serpente, e a Serpente em troca fitou para ele de baixo e cuspia veneno.

Então, é dito, que o jötunn Hymir mudou de cor ficando pálido de medo quando viu a

Serpente e como a água do mar entrava no barco.

    No mesmo momento quando Þórr agarrou seu martelo e o levantou para o alto, então o jötunn pegou sua faca de peixes e cortou a linha de Þórr, mas a Serpente afundou no mar.

    Þórr atirou seu martelo depois disso, e os homens dizem que ele arrancou fora a cabeça da serpente abaixo das ondas, mas eu creio que a Serpente Miðgarðr ainda vive e permanece no fundo do mar circulando a terra.

    Þórr então girou o punho e deu um soco na orelha de Hymir, de forma que ele caiu fora do barco primeiro com a cabeça, e viu-se as solas de seus pés, mas Þórr nadou até a terra."



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Leitura - Runas

Nos tempos modernos o assunto Paganismo Germânico e Runas é indissociável. Em um paradigma reconstrucionista, conforme nos mostram as fontes e os achados arqueológicos, reconhecemos que as runas não eram usadas para a divinação e, muito provavelmente, para magia durante o período onde a antiga religião pagã era praticada pelos povos germânicos. Existia uma dúvida quanto a questão oracular devido ao fato de que o historiador romano Públio Cornélio Tácito citava o uso de varetas com símbolos para uso divinatório, entretanto ( conforme artigo já divulgado pelo Germania Institut ) essas varetas já foram encontradas e elas não possuíam runas entalhadas. Apesar das questões supracitadas, entendemos que o uso moderno de runas para magia e divinação é um tema agregador a nossa cena e, portanto, não deve ser desconsiderado. Somado a isso temos os registros de que os povos germânicos gostavam e utilizavam com frequência consultas oraculares, ainda que não usando runas, conforme consta no trabalh...

Como Fazer Um Blot Solitário

Tradução e adaptação do texto de Robert Saas pelo professor Leonardo Hermes: https://www.aldsidu.com/post/how-to-do-solitary-ritual   Uma das maiores dificuldades daqueles que buscam seguir as tradições dos germânicos antigos é como proceder com algum ritual para honrar os deuses ou antepassados. Com isto em mente estamos trazendo um guia de como fazer um Blot solitário.  Trouxemos o passo-a-passo para que você possa fazer um ritual historicamente fidedigno e com significado.  Muitos grupos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, utilizam sangue nos seus Blots, já que esta é a origem da palavra “blood”, sangue em inglês. Contudo, entendemos que isto pode ser chocante ou um tabu muito grande para a maioria das pessoas. Lembre-se que quando se utiliza sangue, normalmente o animal é abatido e depois assado. Qualquer um que goste de churrasco e tenha ressalvas em utilizar sangue em um Blot precisa rever a sua visão do que é um Blot.  Contudo, sangue não é a única...

O Calendário de Feriados dos Germânicos Antigos

Texto traduzido e adaptado pelo professor Leonardo Hermes. Fonte: Robert Saas, https://www.aldsidu.com/post/the-historical-heathen-holidays-and-calendar  Esqueça a Roda do Ano ou Samhaim ou Yule no Solstício de Inverno. Muitas pessoas que buscam seguir o Germanismo acabam incorrendo no erro de seguir datas de feriados sem nenhum embasamento em nossas fontes, que são achados arqueológicos, as Sagas, as Eddas, textos em latim do fim da antiguidade e início da Idade Média como as Leges Barbarorum. Graças a pesquisadores como Dr. Andreas Nordberg e Andreas E. Zautner - que nos trazem novas perspectivas sobre esta questão – podemos ter um calendário mais autêntico.  Antes de mais nada, é preciso entender que a visão que temos sobre o tempo hoje é completamente diferente daquela dos germânicos antigos; para eles o ano começava com o inverno (que para nós hoje seria o meio do outono) e só tinha duas estações: inverno e verão; ambas estações começavam em uma lua cheia; o dia se inicia...