Texto traduzido e adaptado pelo professor Leonardo Hermes.
Fonte: Robert Saas, https://www.aldsidu.com/post/the-historical-heathen-holidays-and-calendar
Esqueça a Roda do Ano ou Samhaim ou Yule no Solstício de Inverno. Muitas pessoas que buscam seguir o Germanismo acabam incorrendo no erro de seguir datas de feriados sem nenhum embasamento em nossas fontes, que são achados arqueológicos, as Sagas, as Eddas, textos em latim do fim da antiguidade e início da Idade Média como as Leges Barbarorum. Graças a pesquisadores como Dr. Andreas Nordberg e Andreas E. Zautner - que nos trazem novas perspectivas sobre esta questão – podemos ter um calendário mais autêntico.
Antes de mais nada, é preciso entender que a visão que temos sobre o tempo hoje é completamente diferente daquela dos germânicos antigos; para eles o ano começava com o inverno (que para nós hoje seria o meio do outono) e só tinha duas estações: inverno e verão; ambas estações começavam em uma lua cheia; o dia se iniciava ao anoitecer; a semana tinha 8 dias; o dia era dividido em 8 partes:
1. Miðnatti (meia-noite 00:00 - 3:00);
2. Otta (madrugada 03:01 - 06:00);
3. Morgun (manhã 06:01 - 09:00);
4. Undorn; (09:01 - 12:00);
5. Miðdagr (meio-dia 12:01 - 15:00);
6. Eptirmiðdagr (Tarde 15:01 - 18:00);
7. Optann (Anoitecer 18:01 - 21:01);
8. Nott (Noite 21:01 - 00:00);
O calendário dos germânicos antigos era lunissolar, em outras palavras, tanto a lua quanto o sol eram utilizados para a marcação de dias, meses e anos. Um mês representava um ciclo lunar. Tanto que, em inglês, a palavra mês (month) significa “ciclo lunar”.
Os dias começavam ao anoitecer e as celebrações dos feriados aconteciam justamente à noite. Tacitus menciona que os germânicos se encontravam na lua cheia ou na luva nova.
O Dr. Andreas Nordberg estipula que “A celebração do Yule pré-Cristão ocorre na primeira lua cheia após a primeira lua nova após o Solstício de Inverno, enquanto a Disting (Suécia) acontecia na terceira lua cheia de acordo com o mesmo cálculo”.
Ao longo de várias Sagas, pode-se identificar que haviam somente três feriados ao longo do ano. Eram eles:
• Noites de Inverno ou Haustblot – primeira lua cheia do inverno
• Meio do Inverno ou Yule – ponto médio do inverno, três luas cheias após as Noites de Inverno
• Sigrblot – final do inverno, três luas cheias após Yule.
Um detalhe muito importante é que o Yule NÃO ERA CELEBRADO NO SOLSTÍCIO DE INVERNO. Isto só aconteceu depois que Hakon, o Bom; com o objetivo de cristianizara a Dinamarca, transferiu o Yule para a mesma data do Natal, obrigando pagãos a comemorar junto com cristãos.
Então fica claro que celebrar o Yule no Solstício de Inverno era uma prática cristã, e não pagã.
Enquanto os suecos tinham a Disting, os saxões antigos tinham a Thing que acontecia na mesma data (três luas cheias após a primeira lua nova após o Solstício de Inverno ou duas luas cheias após o Yule). A Althing não era um feriado, mas sim uma data de encontro para análise de leis, fazer julgamentos, decidir sobre planos de guerra. Importante ressaltar que tanto os Nobres, como os Homens Livres e os Serfs (escravos) eram representados igualmente por grupos de 12 pessoas.
Então, aqueles que praticam o paganismo germânico devem observar as seguintes datas:
Noites de inverno: Data: 16/04/2022 – celebração de 3 noites
Yule: Data: 13/07/2022 – celebração de 3 noites.
Thing: Data: 10/09/2022 – reunião para tomada de decisões.
Sigurbloot: Data: 09/10/2022 – celebração de 3 noites
Este artigo utiliza como base as seguintes fontes:
1. Dr. Andreas E. Zautner – The Lunisolar Calendar of the Germanic Peoples
2. Dr. Andreas Nordberg – Jul, disting och förkyrklig tideräkning Kalendrar och kalendariska riter i det förkristna Norden Uppsala -
https://www.academia.edu/1366945/Jul_disting_och_förkyrklig_tideräkning
3. Publius Cornelius Tacitus – Germania
https://www.gutenberg.org/files/2995/2995-h/2995-h.htm
4. A Saga de Hakon, o Bom
https://www.sacred-texts.com/neu/heim/05hakon.htm
5. Ynglinga Saga
https://www.sacred-texts.com/neu/heim/02ynglga.htm
6. Bede, O Venerável – De Temporum Ratione
https://katab.asia/special/De_temporum_ratione.pdf
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